A LUDICIDADE NO TEMPO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Laís Gaspar Silva
O presente resumo tem como objeto de estudo, abordar a importância do
lúdico na educação infantil para o processo de aprendizagem e a construção dos
conhecimentos dos alunos. Para isso, foi realizada uma investigação diante das
práticas lúdicas da professora, como eram trabalhadas as estratégias com jogos
ou brincadeiras, e as músicas que influenciam. Foi observado nessa escola, que há
uma necessidade em oportunizar e desenvolver diferentes momentos de
ludicidade nas turmas infantis, pois essas atividades contribuem para um
conhecimento de mundo, saberem lidar com determinadas situações e aprender
a vivenciá-las.
A pesquisa foi de caráter descritiva - analítica e participativa, o período de Estágio
ocorreu, entre 17/10 à 04/11 de 2019, uma escola de rede Municipal de Jequié,
a temática observada baseia-se, em perguntas norteadoras que nos proporcionou pesquisar essa falta de práticas lúdicas na turma infantil. A turma de 5 anos de idade, possui 17 matriculados, porém, de 13 a 15 alunos
estão frequentando as aulas.
O referencial teórico estudo, foi baseado em Jean Piaget, que fundamenta
bastante sobre a aprendizagem utilizando os métodos lúdicos, pois a partir deles,
possibilita ao educando estimular e revelar suas peculiaridades interiores e
desconhecidas, podendo ser espontâneas e naturais. E Froebel vem complementando e salientando a importância do ambiente em que a criança é
inserida, onde elas constroem sentimentos, e formas de aprender.
Piaget ([s/d], apud SANTOS; JESUS 2010, p. 02), “Esclarece que o lúdico
permite ao educando a identificação de um sistema de regras que permite uma
estrutura sequencial que especifica a sua moralidade”. Através do lúdico é
possível estabelecer regras aos alunos da educação infantil, pois o mesmo
desenvolve a parte cognitiva, motora, social e afetiva proporcionando também a
socialização e interação das crianças que aprendem brincando.
Vimos que era muito rara a presença lúdica no ambiente de ensino, as
crianças apresentam uma enorme dificuldade na hora das atividades, muitos
ficavam dispersos, às vezes resistiam para não terminar, esqueciam a escrita dos nomes, as atividades eram apenas xerocadas, a
professora não traziam algo novo para os alunos, seu método de ensino é muito
tradicional e não da o acompanhamento devido no processo de aprendizagem.
A sala possui uma assistente de classe que dava o acompanhamento, porém,
não ficava perto daqueles que era mais “lentinhos” além, da necessidade de ajuda familiar que possuem classe média, alguns pais não se apresentam na escola que não aceitam a necessidade especial do filho ou não tem interesse, e isso, dificulta muito o
desenvolvimento deles, e durante esses 10 dias, percebemos que a realidade cotidiana afeta muito nesse processo.
Assim, Froebel (1782-1852) criou em 1837 um kindergarten denominado de "jardim de infância", onde crianças e adolescentes são pequenas sementes que, adubadas e expostas a condições favoráveis em seu meio ambiente, desabrochariam sua divindade interior em um clima de amor, simpatia e encorajamento, estariam livres para aprender sobre si mesmos e sobre o mundo.
A sala da turma é bem
decorada e colorida, a rotina da turma iniciava com na rodinha com um diálogo
sobre como foi o final de semana, oração, músicas escolhidas por eles que ajuda
no aprendizado, momentos de leitura com a professora ou assistente,
brincadeiras como alfabeto, massas de modelar ou brinquedo de montar. Não
era oferecida a turma atividades que fixasse melhor os conteúdos trabalhados,
eram poucas atividades lúdicas que possibilitavam aprendizagem de forma mais
estimulante.
Destacamos que, “A ludicidade na educação compreende a interação
entre professores e alunos, a cooperação entre os
educandos e o estímulo à criatividade das crianças. Mais
do que transmitir conteúdos, uma educação baseada na
ludicidade permite que o aluno desenvolva a sua
capacidade cognitiva e seu senso crítico.”
Este resumo foi de grande experiência, pois todos os 10 dias que foram observados e participativos, contribuíram muito em minhas futuras práticas pedagógicas e na vida acadêmica. Portanto, vimos que hoje em dia é difícil para professores buscar meios lúdicos para serem aplicados em sala, e a ausência dos pais acompanhar as crianças em casa acaba refletindo em sala no processo de desenvolvimento tanto nas atividades escritas, quanto nas brincadeiras que influenciam na aprendizagem. Dessa forma, é necessário que a família e a escola estejam sempre contribuindo no ensino por meio de métodos qualificados.
O presente resumo tem como objeto de estudo, abordar a importância do
lúdico na educação infantil para o processo de aprendizagem e a construção dos
conhecimentos dos alunos. Para isso, foi realizada uma investigação diante das
práticas lúdicas da professora, como eram trabalhadas as estratégias com jogos
ou brincadeiras, e as músicas que influenciam. Foi observado nessa escola, que há
uma necessidade em oportunizar e desenvolver diferentes momentos de
ludicidade nas turmas infantis, pois essas atividades contribuem para um
conhecimento de mundo, saberem lidar com determinadas situações e aprender
a vivenciá-las.
O referencial teórico estudo, foi baseado em Jean Piaget, que fundamenta bastante sobre a aprendizagem utilizando os métodos lúdicos, pois a partir deles, possibilita ao educando estimular e revelar suas peculiaridades interiores e desconhecidas, podendo ser espontâneas e naturais. E Froebel vem complementando e salientando a importância do ambiente em que a criança é inserida, onde elas constroem sentimentos, e formas de aprender.
Piaget ([s/d], apud SANTOS; JESUS 2010, p. 02), “Esclarece que o lúdico permite ao educando a identificação de um sistema de regras que permite uma estrutura sequencial que especifica a sua moralidade”. Através do lúdico é possível estabelecer regras aos alunos da educação infantil, pois o mesmo desenvolve a parte cognitiva, motora, social e afetiva proporcionando também a socialização e interação das crianças que aprendem brincando.
Vimos que era muito rara a presença lúdica no ambiente de ensino, as crianças apresentam uma enorme dificuldade na hora das atividades, muitos ficavam dispersos, às vezes resistiam para não terminar, esqueciam a escrita dos nomes, as atividades eram apenas xerocadas, a professora não traziam algo novo para os alunos, seu método de ensino é muito tradicional e não da o acompanhamento devido no processo de aprendizagem. A sala possui uma assistente de classe que dava o acompanhamento, porém, não ficava perto daqueles que era mais “lentinhos” além, da necessidade de ajuda familiar que possuem classe média, alguns pais não se apresentam na escola que não aceitam a necessidade especial do filho ou não tem interesse, e isso, dificulta muito o desenvolvimento deles, e durante esses 10 dias, percebemos que a realidade cotidiana afeta muito nesse processo.
Assim, Froebel (1782-1852) criou em 1837 um kindergarten denominado de "jardim de infância", onde crianças e adolescentes são pequenas sementes que, adubadas e expostas a condições favoráveis em seu meio ambiente, desabrochariam sua divindade interior em um clima de amor, simpatia e encorajamento, estariam livres para aprender sobre si mesmos e sobre o mundo.
A sala da turma é bem decorada e colorida, a rotina da turma iniciava com na rodinha com um diálogo sobre como foi o final de semana, oração, músicas escolhidas por eles que ajuda no aprendizado, momentos de leitura com a professora ou assistente, brincadeiras como alfabeto, massas de modelar ou brinquedo de montar. Não era oferecida a turma atividades que fixasse melhor os conteúdos trabalhados, eram poucas atividades lúdicas que possibilitavam aprendizagem de forma mais estimulante.
Destacamos que, “A ludicidade na educação compreende a interação entre professores e alunos, a cooperação entre os educandos e o estímulo à criatividade das crianças. Mais do que transmitir conteúdos, uma educação baseada na ludicidade permite que o aluno desenvolva a sua capacidade cognitiva e seu senso crítico.”
Este resumo foi de grande experiência, pois todos os 10 dias que foram observados e participativos, contribuíram muito em minhas futuras práticas pedagógicas e na vida acadêmica. Portanto, vimos que hoje em dia é difícil para professores buscar meios lúdicos para serem aplicados em sala, e a ausência dos pais acompanhar as crianças em casa acaba refletindo em sala no processo de desenvolvimento tanto nas atividades escritas, quanto nas brincadeiras que influenciam na aprendizagem. Dessa forma, é necessário que a família e a escola estejam sempre contribuindo no ensino por meio de métodos qualificados.
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