MEU PERCURSO HISTÓRICO VIVIDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO - VIVÊNCIAS COM A LEITURA E ESCRITA
Sabe-se que, o termo ler é um processo contínuo de decifrar e percorrer com a visão, qualquer conteúdo que seja escrito, unir letras e palavras, os sinais e grafias. Enquanto, que escrever é representar por meio de caracteres gráficos, fazer a identificação das grafias de palavras, segundo as regras da ortografia de cada uma. O meu primeiro dia de aula, tenho poucas lembranças, mas em geral não teve dias ruins, sem choro, todos atenciosos e receptivos. Minha alfabetização houve, por volta de cinco ou seis anos de idade, na escola localizada no bairro, pois minha mãe preferiu dar prioridade por ser perto de casa.
A minha professora da alfabetização e diretora da escola, que acompanhou minha vida escolar desde o maternal, marcou bastante pela sua competência, se chamava Dalila, uma ótima pessoa e educadora, de compostura, demonstrava interesse, dedicação no melhor ensino de todos, atenção no meu cuidado quando não compreendia o assunto, muita paciência devido a minha dificuldade nas atividades, ótimas relações com os alunos e professores e aluno com aluno, era raro acontecer conflitos, tinha muita união.
Existiu uma forte importância durante esse período de escola, no relacionamento com o professor/aluno. Era muito importante construir uma afetividade, pois é necessário que se tenha esse elemento em nossas vidas, é dele, que conseguimos atingir um processo de aprendizagem diante, das práticas do professor no espaço educacional, exercitando o convívio do afeto, da segurança, e na influência da socialização com outras crianças.
Existiu uma forte importância durante esse período de escola, no relacionamento com o professor/aluno. Era muito importante construir uma afetividade, pois é necessário que se tenha esse elemento em nossas vidas, é dele, que conseguimos atingir um processo de aprendizagem diante, das práticas do professor no espaço educacional, exercitando o convívio do afeto, da segurança, e na influência da socialização com outras crianças.
A sala da alfabetização era grande, possuía carteiras organizadas em modos de círculos, a professora ficava de frente para todas as crianças, o quadro branco com piloto, escola com área arejada, me sentia acolhida naquele espaço, minha sala era bem colorida de acordo com o período, conteúdos diversos, leituras infantis no cesto para o momento correto, brinquedos bem educativos que ajudavam no intelecto de toda criança, uma instituição que foi o começo para meus desenvolvimentos educacionais.
O método que efetivei a leitura houve pelo silábico e de forma repetitiva, pois ele tem uma estratégia de unir consoante e vogal, formando à sílaba e unir as sílabas para compor as palavras. Utilizava métodos de aprendizagem como recortes de sílabas coloridas e emborrachadas, imagens de acordo com as iniciais das letras, recebia livros com as sílabas enfileiradas (cartilhas), aquelas de ligar letras a imagens, adorava receber livrinhos de caligrafia, pois tentava deixar minhas letras iguaizinhas. E tive o prazer de ter a formatura, que foi muito importante na infância e até hoje.
Portanto, este memorial serviu de bastante fundamento na minha vida acadêmica, principalmente nas práticas e na construção de futura Pedagoga, na leitura e escrita das crianças, contudo, diante dos acontecimentos levou-me, a refletir sobre as concepções de ensino/aprendizagem da leitura e escrita de uma criança no percurso de alfabetização. Assim, os métodos e suas influências no ensino, que os profissionais utilizam, entende-se, a importância do aprender, do brincar e os processos que ela passa na iniciação da vida de educando.
Penso que vc poderia articular melhor as leituras de alfabetização com sua narrativa, sem precisar citações diretas. Fale da relação prof3ssor aluno .
ResponderExcluirFico encanta com pessoas que gostam de caligrafia, eu mesmo odiava. Ótima narrativa, parabéns
ResponderExcluirParabéns, linda narrativa
ResponderExcluirGostei bastante de ler seus relatos, e realmente esses momentos relatados servirá e muito para nossas formação acadêmica,nos ajuda nessa construção como futura pedagoga.
ResponderExcluirverdade karine.. tudo que vivemos influenciará bastante em nossas práticas educativas.
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