quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Memórias de Educação Infantil

EXPERIÊNCIA QUANDO CRIANÇA AO INGRESSAR NA EDUCAÇÃO


A infância é um estágio da vida. Desse modo, voltar a essa trajetória de lembranças boas ou ruins, é se dedicar para recordar a nossa simplicidade. As bases que sustentam as circunstâncias da nossa vida, períodos em que construímos o poder das imaginações, o brincar, estabelecer relações afetivas com significados que permanecem e complementa a existência do ser humano.

Visito com muito carinho e saudade, a minha infância apenas em casa com a família ou brincando na porta de casa, passeios em família, visitas de igrejas, foram ótimas socializações que convivia. Posso recordar poucas coisas, mas gostaria que fossem revividas atualmente, de certa forma, ajuda-me a ver o que vivi e o que serviu de aprendizado, e perceber que não tinha preocupações no ir e vim. 

De acordo com o primeiro dia de aula não tenho muitas lembranças,  não chorei no momento que fui entregue nas mão da professora, foi muito tranquilo, em uma escola muito boa, de bairro. Com apenas dois anos e tês meses iniciei no maternal, a sala bem lúdica, com produções coladas nas paredes feitas pelos alunos e professores, brinquedos educativos, de montar, e bonecas.  




Segundo, (Belloni, 2007, p.60) explica sobre esses aspectos em torno da socialização das crianças pequenas, pois elas são produtoras de suas próprias culturas. "Ao longo desse processo de socialização do qual elas são atores principais e sujeitos ativos, as crianças são também objeto da ação de várias instituições especializadas, entre as quais as mais importantes são a família, a escola, as igrejas e as mídias."


Uma das lembranças maravilhosas foi o brincar de escolinha, em que chamava as vizinhas, ou com os irmãos, conseguia livros, cadernos, mesas e cadeiras para ser realizada, na garagem da casa. E com o quadro de giz que ajudava muito, brincar na porta de casa, tinha uma praça na cidade em que se encontravam crianças para brincar de motos automáticas e me alegrava muito.


Dessa forma, Erasmo e Montaigne dizem que a natureza infantil é caracterizada pela espontaneidade e pelo instinto do jogo. O ensino para a criança deveria ser desenvolvido "com toda a afabilidade", de modo a se respeitar o caráter lúdico da infância e despertar o interesse da criança. (CAMBI,1999). 


Diante dos fatos expostos, este memorial contribuiu muito nessa viagem ao passado em ótimas reflexões, assim, é poder consegui reviver, mesmo com poucas lembranças. Mas, foram vários momentos inesquecíveis, e percebendo o quanto a nossa infância fez sentido, proporcionando um crescimento pessoal, principalmente nessa fase acadêmica em formação que estou adorando, influenciando em conhecimentos diversos sobre os teóricos, para colocá-los em prática, sem contar que, aparece obstáculos no decorrer, cotidianamente, porém, são enfrentadas, e me torna mais forte para continuar nessa construção de aprendizados.   

7 comentários:

  1. Linda a sua narrativa. Srnti falta de você articular algumas reflexões teoricas da disciplina de Educação Infantil com sua vivência.

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  2. Que narrativa maravilhosa, me identifiquei muito com o brincar de escolinha, brincava muito, e hoje estamos em processo de formação, para realização do sonho, que antes era só uma brincadeira.

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  3. Atendeu a solicitação de articulação teórica.

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  4. Linda narrativa Lais, me fez recordar de coisas que eu fazia na infância e não lembrava, foi muito bom ler esses relatos de sua infância.

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  5. obrigada Karine, que bom que conseguiu relembrar outros momentos de sua infância.

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