quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Memórias de Alfabetização

MEU PERCURSO HISTÓRICO VIVIDO NO  PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO - VIVÊNCIAS COM  A  LEITURA E ESCRITA


Sabe-se que, o termo ler é um processo contínuo de decifrar e percorrer com a visão, qualquer conteúdo que seja escrito, unir letras e palavras, os sinais e grafias. Enquanto, que escrever é representar por meio de caracteres gráficos, fazer a identificação das grafias de palavras, segundo as regras da ortografia de cada uma. O meu primeiro dia de aula, tenho poucas lembranças, mas em geral não teve dias ruins, sem choro, todos atenciosos e receptivos. Minha alfabetização houve, por volta de cinco ou seis anos de idade, na escola localizada no bairro, pois minha mãe preferiu dar prioridade por ser perto de casa. 

A minha professora da alfabetização e diretora da escola, que acompanhou minha vida escolar desde o maternal, marcou bastante pela sua competência, se chamava Dalila, uma ótima pessoa e educadora, de compostura, demonstrava interesse, dedicação no melhor ensino de todos, atenção no meu cuidado quando não compreendia o assunto, muita paciência devido a minha dificuldade nas atividades, ótimas relações com os alunos e professores e aluno com aluno, era raro acontecer conflitos, tinha muita união. 

Existiu uma forte importância durante esse período de escola, no relacionamento com o professor/aluno. Era muito importante construir uma afetividade, pois é necessário que se tenha esse elemento em nossas vidas, é dele, que conseguimos atingir um processo de aprendizagem diante, das práticas do professor no espaço educacional, exercitando o convívio do afeto, da segurança, e na influência da socialização com outras crianças. 

A sala da alfabetização era grande, possuía carteiras organizadas em modos de círculos, a professora ficava de frente para todas as crianças, o quadro branco com piloto, escola com área arejada, me sentia acolhida naquele espaço, minha sala era bem colorida de acordo com o período, conteúdos diversos, leituras infantis no cesto para o momento correto, brinquedos bem educativos que ajudavam no intelecto de toda criança, uma instituição que foi o começo para meus desenvolvimentos educacionais

O método que efetivei a leitura houve pelo silábico e de forma repetitiva, pois ele tem uma estratégia de unir consoante  e vogal, formando à sílaba e unir as sílabas para compor as palavras. Utilizava métodos de aprendizagem como recortes de sílabas coloridas e emborrachadas, imagens de acordo com as iniciais das letras, recebia livros com as sílabas enfileiradas (cartilhas), aquelas de ligar letras a imagens, adorava receber livrinhos de caligrafia, pois tentava deixar minhas letras iguaizinhas. E tive o prazer de ter a formatura, que foi muito importante na infância e até hoje.  

Portanto, este memorial serviu de bastante fundamento na minha vida acadêmica, principalmente nas práticas e na construção de futura Pedagoga, na leitura e escrita das crianças, contudo, diante dos acontecimentos levou-me, a refletir sobre as concepções de ensino/aprendizagem da leitura e escrita de uma criança no percurso de alfabetização. Assim, os métodos e suas influências no ensino, que os profissionais utilizam, entende-se, a importância do aprender, do brincar e os processos que ela passa na iniciação da vida de educando. 

5 comentários:

  1. Penso que vc poderia articular melhor as leituras de alfabetização com sua narrativa, sem precisar citações diretas. Fale da relação prof3ssor aluno .

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  2. Fico encanta com pessoas que gostam de caligrafia, eu mesmo odiava. Ótima narrativa, parabéns

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  3. Gostei bastante de ler seus relatos, e realmente esses momentos relatados servirá e muito para nossas formação acadêmica,nos ajuda nessa construção como futura pedagoga.

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  4. verdade karine.. tudo que vivemos influenciará bastante em nossas práticas educativas.

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